Semana passada, a coluna registrava a queixa (silenciosa) da bancada das “quatro patas”, com a pouca (ou quase nula) entrega do Castramóvel. Parece não ser bem assim. O espaço recebeu, e reproduz, material da Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal, da pasta do Meio Ambiente.
A nota esclarece que “o Castramóvel nunca interrompeu suas atividades” e permanece sendo um “serviço essencial para tutores que não têm condições de arcar com a esterilização de seus animais.” E segue: “desde o início da do serviço em 2022, 4.471 animais já foram castrados, sendo 3.777 fêmeas e 694 machos. Até o momento em 2025, cerca de 900 animais foram esterilizados através da iniciativa do Castramóvel. Semanalmente são castradas 36 fêmeas e 10 machos.”
O texto traz informação adicional: “o serviço opera de forma fixa no pavilhão do Meio Ambiente na rua Adão Schneider, 55, no Bairro Presidente João Goulart. A castração dos machos ocorre na clínica veterinária Sawas, na Rua Ari Lagranha Domingues, 124, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.”
Registro feito. E ponto.
Regabofe
Saborear um assado. Foi isso mesmo que aconteceu no dia 18 – a antevéspera da data máxima farrapa. Os trabalhos foram interrompidos a pedido de todos os edis que queriam ir no piquete da Câmara – em anexo à garagem do Palacete da Vale Machado. Ah, e teve até um vereador que saiu da sessão para comprar mais carne destinada ao regabofe. Quem? Ele já presidiu a Casa e retornou recentemente, pelo voto do povo.
Videowall
A compra dele até polêmica provocou. Mas o chamado videowall (“paredão de vídeo”) já está, no momento em que a coluna é fechada, no hall de acesso ao Palacete histórico da Vale Machado, sede do parlamento da comuna. Quem passa pelo corredor principal percebe o “amontoado” de 11 telões de 55 polegadas. O investimento total chegou a R$ 255 mil, e toda a estrutura será instalada no Plenário Coronel Valença.
Videowall
Atenção: mesmo que a sede do Legislativo passe por reforma, que é algo previsto para o que resta deste ano, já se fala na instalação dos telões que ficarão responsáveis pela projeção das imagens. Antes de tudo, no entanto, haverá a necessidade de treinamento dos funcionários das áreas de Tecnologia de Informação e da Secretaria Legislativa, que estarão diretamente envolvidos com a demanda.
Agenda cheia
Enquanto o presidente da Câmara, Admar Pozzobom, do PSDB, segue em sua casa, “fora de combate”, após fraturar a pelve ao cair do cavalo após o Desfile Farroupilha, quem está no comando do Legislativo é o vereador Rudys Rodrigues (foto), do MDB. O que isso quer dizer? Muito trabalho aos que trabalham junto à presidência e à área de comunicação, pois o edil costuma ter agenda intensa de compromissos.
Sobre a janela
Semana passada, aqui se escreveu sobre especulações em relação à janela partidária de 2028. Entre as cogitações, estaria uma eventual ida de Tubias Callil, do PL ao PDT. O edil fez contato e garantiu: não existe essa possibilidade, que ele não sabe de onde saiu. Mais: garantiu que, a convite do próprio, será coordenador regional da campanha de Luciano Zucco, do PL, ao Piratini. Registro feito.